Cuidados Pós Tatuagem, por Zen!


Piercings - Cuidados Pós Aplicação - Resumido, por Zen!


Apoio: Mr. Rock Store

Apoio: Mr. Rock Store
Mr. Rock e Geek - Suas mais criativas opções para presentear e decorar sua vida!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mitos Populares Sobre a Tatuagem, por Zen!


Nesses mais de 12 anos de profissão como tatuador, eu já ouvi as coisas mais malucas que vocês jamais imaginariam. Afinal, como dizia Bezerra da Silva, "quem tem boca fala o que quer", e no Brasil essa premissa é ainda mais verdadeira. Sempre que termino uma tatuagem, na hora de explicar os cuidados pós-tatuagem, peço aos clientes que não fiquem dando ouvido aos amigos, pois brasileiro entende de tudo ou, mesmo sem entender, acreditam que entendem.

A gente escuta coisas como "Ah! Meu amigo mandou passar vaselina na tatuagem para cicatrizar melhor" ou ainda "Você não pode usar esse plástico em cima da sua tatuagem, ela tem que respirar". Outro dia ouvia a mais engraçada de todas as bobagens que já me disseram. Uma mulher veio tatuar e disse ter sido orientada a passar na sua tatuagem, para cicatrizá-la, o óleo da camisinha. Ela teria que passar na pele durante uma semana. Parece brincadeira, mas não é. Óleo de camisinha? Pois é... Nós profissionais ficamos todo o tempo buscando trabalhar com os melhores materiais que tem no mercado, as melhores tintas, as melhores agulhas, as melhores máquinas, enfim, para a cliente passar óleo de camisinha? Alguém já ouviu dizer que esse óleo é cicatrizante? Eu sempre soube que ele é lubrificante e não cicatrizante.


Sobre as outras besteiras que são ditas vamos lá... Quanto a não usar o plástico para a tatuagem respirar... Não conheço nenhum ser humano que respire pela pele. Respiração cutânea é coisa de anfíbios como sapos. Alguém já viu um enfermo chegando num hospital com um corte e sair de lá com ele aberto? Para respirar? Nunca, não é mesmo? Aliás, quem recomenda o uso do plástico sobre a tatuagem durante os três primeiros dias são médicos dermatologistas. Pessoas que passam a vida inteira estudando o que é melhor para a pele e para a cicatrização.


E sobre a vaselina? Vaselina é um derivado de petróleo e mesmo a humana não é cicatrizante e nunca foi. Você vai colocar derivado de petróleo sobre uma tatuagem que acabou de ser feita? Ela precisa cicatrizar, então porquê não aplicar alguma pomada cicatrizante? Vaselina? Ora... Ela era usada pra isso nos anos 70. Faz tempo, heim? De lá pra cá as coisas melhoraram só um pouquinho. 


Nem vou citar aqui sobre se a tatuagem tem que se ter em número par ou ímpar pois pra isso fiz um texto só sobre esse assunto. O link dele é: http://oblogdozen.blogspot.com.br/2007/06/par-ou-mpar.html


Se você já ouviu alguma dessas besteiras que brasileiro adora falar, mande-as pra nós que as postaremos aqui no blog. Assim riremos todos juntos e ajudaremos a desmistificar as bobagens ditas pela rua, pois uma coisa eu já percebi, tem quem acredite e siga esses absurdos que são ditos por aí. E ainda por cima, quando a tatuagem fica uma porcaria, dizem que a culpa é do tatuador...


Outros Textos do Zen:

Par ou Ímpar 
Pra Onde Caminha o Mundo
Tatuagem é Coisa de Vagabundo: A Origem do Preconceito
Link: http://oblogdozen.blogspot.com.br/2007/02/tatuar-com-f-parte-1.html

48 comentários :

  1. Cara, sério mesmo que tem gente que acredita em toda essa bobagem?
    Rsrsrsrsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila,

    Essas bobagens são vistas como verdades absolutas, e com muito mais frequência que se acredita. E, para pessoas simples, isso confunde muito a cabecinha deles... E o pior, atrapalha demais no resultado final das tattoos... Mas tudo bem, vamos lutando contra a crendice popular...

    Valeu pelo post, Zen!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo blog zen!
    achei vc ha 1 semana mais ou menos.. acabei de fazer minha 5ª tattoo, e o seu método desenvolvido p/ os cuidados iniciais ficou mto show!
    abraço!
    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Cara fiz minha segunda ontem, uma grande nas costas, sei os procedimentos pra um bom resultado final. Minha cunhada me falando que não se usa mais filme na tatuagem, que a pele precisa respirar. Eu o que fiz... continuei com o mesmo procedimento que fiz na minha primeira, que tá aqui muito maneira. parabéns pelo blog e pelas informações.
    Sucesso cara!

    ResponderExcluir
  5. Oi Danilo, então, fala pra sua cunhada que quem respira pela pele é sapo. Ehehehe.. Abraço,

    Zen!

    ResponderExcluir
  6. eai blz? eu to com uma duvida aki, eu to querendo fazer uma tattoo no ombro pegano um pouco no biceps mais eu to magro ainda to fazendo academia p/ ficar um pouco mais forte. se eu fizer a tattoo agora macro depois fica fortim a tattoo vai muda estica fica feia sei la me ajuda ai valeu.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade se vc inchar, vc não vai inchar apenas dew um lado, não é? Vc cresce proporcional. E assim ela não deforma não. Valeu? Zen!

    ResponderExcluir
  8. "Vaselina é um derivado de petróleo. Você vai colocar derivado de petróleo sobre uma tatuagem que acabou de ser feita?"

    Só para constar o PVC colocado após uma tatuagem É UM DERIVADO DO PETRÓLEO!

    ResponderExcluir
  9. Realmente... Zen, é um derivado do petróleo, fica no vácuo, vai...


    Rudolf Carneiro

    ResponderExcluir
  10. Pra quem não entende ou não tem uma tattoo e NUNCA cuidou de uma cicatrização, sim o pvc é derivado de petróleo, mas não fica sobre a tattoo, fica sobre a pomada... E ela por si só já tem tudoq ue se precisa para curar a ferida feita pela tattoo...

    Valeu?

    Zen!

    ResponderExcluir
  11. olá, eu gostaria d saber sobre um mito ou um dito, q. qdo. se faz tatoo se faz um nº par ou impar de tatuagens no corpo, e pq.?

    ResponderExcluir
  12. Dê uma lida no texto Par ou Ímpar que lá te explica o mito, ok? Zen! O link é: http://oblogdozen.blogspot.com/search?q=Par+ou+Impar

    ResponderExcluir
  13. Cara, muito bom teu blog, vou acompanhar e espalhá-lo o/ Aprendi muito

    ResponderExcluir
  14. pow cara..quero saber o passo para manter minha tatoo sempre brilhante, acesar, com as cores vivas..sei lá..entende??

    um abraço!

    ResponderExcluir
  15. RSRSRS ADOREI OS COMENTARIOS SOBRE DERIVADOS DE PETRÓLEO RSRSRSRRSRSRS
    DA PRA FAEZR UM DEBATE RSRSRS

    ResponderExcluir
  16. Durante o procedimento eh usado vaselina, se durante pode usar, quando a pele esta sendo furada, pq nao pode ser usada depois? A pele cicatriza por si só, a vaselina eh somente para nao deixar a tatuagem seca, nao se pode ficar receitando qualquer coisa,e a base de bepantol, entre outras pomadas cicatrizantes sao vaselina. Para quem sabe fazer usa boa assepsia nao tem problema usar o plastico, desde q limpe a tatuagem e troque o plastico algumas vezes durante o dia, mas nem todo mundo tem higiene msm explicanto varias vezes.

    ResponderExcluir
  17. Ainda bem que o título da postagem é Mitos Populares né? Sempre tem mais um pra ser adicionado a lista. Há tempos bons tatuadores não usam mais vaselina e sim Carbogel, que é a base de água...
    Z!

    ResponderExcluir
  18. ola zen eu queria saber de quanto tempo pode faser sexo depois quer faz uma tatoo

    ResponderExcluir
  19. Bom... Em todas as minhas tattoos usei vaselina e nunca tive problemas, ficaram perfeitas.

    Mas não estou duvidando que existem opções melhores, apenas segui as recomendações do meu tatuador e deu certo.

    Sei de pessoas que tiveram problemas com bepantol e de outras que não tiveram. Conheço gente que usou nebacetim e deu tudo certo, mas já vi MUITOS casos que deram problema.

    O que meu tatuador diz é que ele não é médico e por isso não receita medicamentos. Mas também sei que tem gente que pode ter reações alérgicas à vaselina...

    Enfim, acho que cada um deve seguir as recomendações do seu tatuador. Se der errado, precisar de retoques, ou tiver alguma reclamação, é com ele que você terá de resolver o problema. (estou falando de tatuadores experientes em quem você confia, se tiver feito merda com algum pseudotatuador é melhor procurar outro)

    Ps. Quanto a moça da camisinha, é engraçado mesmo. Mas o lubrificante da camisinha é a mesma coisa que o carbogel. Lubrificante a base de água. Só acho imbecil esfregar a camisinha... Melhor seri comprar um tubo de lubrificante nesse caso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Lembrando pessoal, que sua tattoo não precisa de lubrificante e sim de cicatrizante, ok?
    Zen!;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui recomendado pelo meu tatuador após a tatuagem lavar sempre com sabão neutro e aplicar vaselina, deu certo, mais me interessei nesse carbogel, onde vende e qto é?

      Excluir
    2. Fui recomendado pelo meu tatuador após a tatuagem lavar sempre com sabão neutro e aplicar vaselina, deu certo, mais me interessei nesse carbogel, onde vende e qto é?

      Excluir
  21. usar xilocaína para amenizar a dor na hora de fazer a tatuagem causa algum risco ?

    ResponderExcluir
  22. Disseram-me que tatuar o nome do namorado dá azar no relacionamento. será só mais um mito? :x

    Catarina

    ResponderExcluir
  23. Acredito que sim Catarina, mas TODAS as pessoas que tatuam isso acabam voltando pra cobrir...
    Abraço,
    Zen!

    ResponderExcluir
  24. Kkkkkkkkk n acredito q li isso?! Zen.. Depois de qt tempo posso transar depois de ter feito tatoo? Kkkkkkkk meldels* vc n perg isso? :S apesar q se vc tiver feito no penis ou na vagina ookay kkkkk

    ResponderExcluir
  25. Oi blz Zen? Sabe me dizer qual seria a melhor vaselina para tatuar?

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma tatuagem no pé, e estou querendo retoca-la...
    Geralmente os tatuadores indicam a pomada bepantol para cicatrização de tatuagens, mais sou alergica a essa pomada!
    Queria saber qual outra coisa posso usar para ajudar na cicatrização?
    Ficarei muito grata se obter a resposta!

    ResponderExcluir
  27. Olha tenhu 3 tattos e nas 3 os tatuadores disserao que n e bom colocar o PVC pq pode ocorrer de puxa um pólo da tinta...seria issu verdade? Tbm pesquisei em vários sites q n e bom colocar o PVC pq como ocorre do braço soar pós ocorrer acumulo d bactérias e pode ocorre inflamação na tatuagen...

    ResponderExcluir
  28. Pode usar pomada vaginal na tatuagem recente?

    ResponderExcluir
  29. Oiii td bom ameiii o seu blog. Então depois de tanto pensar acabei fazendo uma tatuagem bas costas e me disseram que o melhor e usar pomada para queimadura a que eu to usando se cham queimalive, mas depois chega otra pessoa me falando para usar vaselina PK se usar pomada a cor do pigmento ira diminuir e fiqueeei na contradiçao do que usaaar.
    Mas como VC disse e melhor usaaar pomada para queimaduraaa vlwwww ajudou muitoo

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, sou negro e tenho uma tatuagem no ante braço, gostaria de saber se Tel algum problema quando sair a noite eu passar óleo corporal na tatuagem tipo, óleo seve, óleo de amêndoa, enfim esses óleos corporais.

    ResponderExcluir
  31. Olá Zen, farei uma tatuagem está segunda, porem provavelmente terei relações ainda está semana, tem algum problema ? a tatuagem é na coxa ! fico aguardando.

    ResponderExcluir
  32. olá Zen, boa tarde fiz minha tattoo faz três dias numa região em que minha calça comprida cobre notei que ela ta soltando um pouco de tinta, isso é normal?

    ResponderExcluir
  33. ' Oie zen eu fiz uma tatuagem ontem mais tenho que usar calça pra ir trabalha ela está soltando tintas tem algum problema me ajuda ????

    ResponderExcluir
  34. Oii, pode se usa furp nistatina na tatuagem?

    ResponderExcluir
  35. O ser humano não respira através da pele, mas A PELE humana respira. A pele é um órgão externo, e precisa de condições específicas para se manter saudável, uma dessas condições é o contato com o oxigênio. Por isso existem os poros. Qualquer ferida deve ser coberta ENQUANTO ESTIVER ABERTA, pois de torna uma porta aberta para bactérias invadirem o organismo, mas, passados 2 dias, não é mais necessária essa cobertura, pois as células precisam de ar para se regenerar!
    O plástico e qualquer isolante serve apenas para impedir que os pigmentos sejam expulsos da pele e, claro, nas primeiras horas serve de proteção da ferida. Após esse curto período, o plástico não colabora em nada, muito menos na cicatrização.
    Uma pessoa que se mantém com tatuagem coberta está muito mais propensa a ter infecção, já que o plástico forma um ambiente ideal para formação de colônias bacterianas - úmido, quente e sem renovação celular. Quem opta pela bandagem, tem trabalho triplicado de manter a região higienizada para evitar as infecçoes.
    Tatuagem é como qualquer outra ferida na pele: Exige higiene, hidratação e paciência. Nada de tirar casquinha, nada de água quente, nada de cutucar, nada de sufocar a ferida, nada de procedimentos químicos. Apenas água fria, sabão neutro e, se sua pele for seca, óleos naturais para hidratação. Simples.

    ResponderExcluir
  36. Uma pena ter mantido um comentário tão legal anônimo! É exatamente disso que o texto trata. A pele respira, não a tatuagem, esse é o mito! Num congresso sobre dermatologia em Washington, há pouco tempo, a medicina moderna assumiu que, o que nós tatuadores descobrimos de maneira empírica, agora vem sendo usado amplamente: o plástico para recuperação da pele. Como eu disse no momento em que ouvi isso: Legal, a medicina nos deixa levar fama de louco por mais de 30 anos e agora usa o que descobrimos. que bom, mostrou que nosso caminho estava certo desde o início. Obrigado pela participação sempre!!!

    ResponderExcluir
  37. Fuz uma pesquisa sobre o filme pvc sobre a tattoo e o que constatei (e diga-se de passagem, faz muito sentido) é que a razão de não se usar o filne plásticos é para não criar um ambiente propício para bactérias. Que a pele humans não respira, isso é verdade, mas não é a razão para não usa-lo e sim para evitar proliferação de bactérias em um ambiente úmido e quente, ideal para isso.

    ResponderExcluir
  38. olá zen! vi seus post e os comentários a respeito da cicatrização, eu fiz uma tatoo ha uma semana, ainda está cicatrizando,só que o tatuador que fez me indicou neomicina, e vendo a sua sugestão fiquei bolada.Te pergunto posso continuar usando a neomicina ou devo mudar imediatamente para o que vc sugeriu?

    ResponderExcluir
  39. Fiz minha tatoo tem 5 dias posso passar creme se pele no lugar da pomada ??

    ResponderExcluir
  40. Posso usar pomada vaginal na tatuagem? Dizem que é boa pra cicatrização.

    ResponderExcluir
  41. Mano eu posso passar creme vaginal na tattoo?

    ResponderExcluir

Olá pessoal, peço a gentileza de assinarem seus comentários. Muitas dúvidas anteriores poderão ajudar as pessoas atualmente, ok? Abraço... Zen! ;)

Textos do Zen!

Textos do Zen!
Confira tudo o que você pode e não pode fazer para obter o melhor resultado na sua tattoo!

Textos do Zen!

Piercing - Cuidados Pós aplicação - Resumo

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Texto do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Escala de Dor - Homens

Escala de Dor - Mulheres