Abraços... Zen.
Tatuar com Fé
Texto: Adriana Bernardino
Fotos: Tatiana Ribeiro
Matéria publicada na revista Tatuagem Arte e Comportamento,
Ano II, nº 22, página 26
CANDOMBLÉ

Babalorixá Cido D’Oxum Eyin
.“Fazemos um ritual tribal, nossa religião tem descendência africana”
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No candomblé, as incisões têm uma importância vital: para se ‘fazer um santo’, é necessário fazer incisões nos braços, nas costas e é usado um produto dentro do corte que, depois que cicatriz, fica um tom meio azulado. De qualquer forma fica uma tatuagem. Há pessoas que exageram,q eu fazem muito grande. Outras fazem símbolos como Ofá (arma de Oxossi), o tridente (símbolo erroneamente atribuído a Exu).
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O candomblé não tem nada contra a tatuagem, ao contrário, se não houver as incisões para iniciação, esta não estará completa. Isso é um ritual tribal, nossa religião tem descendência africana. E muitos africanos cortavam o rosto, um corte bem grande, para identificar ou distinguir de que aldeia era. Isso ficou a marca do candomblé.
Quando a gente faz o santo, se corta não com a intenção de se massacrar ou de prender a vida espiritual. É para proteção espiritual, para que entre na nossa carne o axé do santo. E, temos cuidado, na hora de fazer as incisões, com o material usado (bisturi ou navalha) para não haver transmissão de doenças. Em relações a outras tatuagens, as artísticas, nós também não somos contra. As pessoas têm direito de gostar das coisas. Se ela tem o corpo tatuado, enfeitado, e gosta... o importante é ser feliz”.
Quando a gente faz o santo, se corta não com a intenção de se massacrar ou de prender a vida espiritual. É para proteção espiritual, para que entre na nossa carne o axé do santo. E, temos cuidado, na hora de fazer as incisões, com o material usado (bisturi ou navalha) para não haver transmissão de doenças. Em relações a outras tatuagens, as artísticas, nós também não somos contra. As pessoas têm direito de gostar das coisas. Se ela tem o corpo tatuado, enfeitado, e gosta... o importante é ser feliz”.
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